MAGNUM 60 ANOS – ORIENTAÇÕES DE TRABALHO
Prof.: Andréa C. Martins
Como aproveitamento de nosso estudo do meio ao Espaço Cultural Caixa Cultural Paulista vamos fazer algumas observações. Segundo Boris Kossoy, autor do livro Os tempos da fotografia , nosso olhar deve ser treinado e bastante atento ao observarmos um conteúdo fotografado para compreendê-lo melhor. Dessa forma, devemos atentar para:
1) Seus “elementos constitutivos”: Quem é o fotógrafo? De que assunto trata?
2) Quais são as suas “coordenadas de situação”, ou seja, a que espaço e tempo a foto se refere?
3) Qual o enquadramento da imagem? No enquadramento observamos como o fotógrafo recortou o objeto ou a cena. A que distância o olho da câmera foi posicionado? De que ângulo a foto foi tomada? (De cima para baixo, de baixo para cima, de lado, de frente?) Qual foi a possível intenção do fotógrafo ao optar por este ângulo?
I) Sua primeira atividade será escolher uma das fotos (cujo tema será escolhido pela professora) e fazer uma análise desta segundo as informações fornecidas acima. Esta atividade é individual e terá valor 5,0.
II) Na seqüência, como segunda atividade, em grupo, (vale5,0) vocês deverão produzir uma reportagem sobre a visita à exposição. Vamos nos lembrar de alguns detalhes sobre o texto jornalístico:
- O texto jornalístico deve ser claro, objetivo e direto;
- Deve utilizar um vocabulário intermediário que possibilite o fácil entendimento (frases e parágrafos curtos);
- A linguagem deve ser adequada ao público receptor;
- Não se deve abusar de adjetivos e advérbios; assim utilizar mais substantivos e verbos é recomendável;
- É necessário procurar o maior distanciamento possível do que se pretende declarar; portanto, cuidado com o julgamento de valores;
- Os títulos e legendas descrevem uma ação em andamento, devem ser curtos, claros e apontar o que é mais importante no texto. Usar substantivos, verbos.
Poderão fotografar (quando for permitido), entrevistar pessoas que visitaram a exposição ou passantes. Lembrem-se de que as perguntas devem ser previamente elaboradas para evitar improvisação e constrangimentos.
III) A terceira atividade é individual (vale 5,0) e será a produção de um artigo ou crônica sobre o passeio tendo como pano de fundo o caminho percorrido para chegar até a exposição. O que foi observado nas ruas e avenidas? Sobre as pessoas passantes, alguém chamou sua atenção? Na Avenida Paulista algo te despertou a curiosidade? Faça um treinamento do olhar e tente observar além do óbvio e colocar em seu texto.
Se quiser, poderá tirar uma única foto que sirva como inspiração para a produção de seu texto. Lembre-se de que um artigo é um gênero jornalístico no qual o autor interpreta e opina, pode ser escrito em primeira pessoa. A crônica também é um gênero jornalístico que, oferece reflexões sobre algum assunto específico ou sobre os pequenos fatos da vida cotidiana. A crônica sempre se prende à atualidade, mas sem excluir a nostalgia do passado. Pode ser tendenciosamente crítica, mas sem agressividade. Costuma misturar sentimentalismo e humorismo.
Bibliografia consultada:
KOSSOY, Boris – Os tempos da Fotografia – o efêmero e o perpétuo. São Paulo, Ateliê Editorial, 2007.
Revista Carta na escola – novembro de 2007.
CAVALCANTI, Joana – O jornal como proposta pedagógica. São Paulo, Paulus, 1999.
Prof.: Andréa C. Martins
Como aproveitamento de nosso estudo do meio ao Espaço Cultural Caixa Cultural Paulista vamos fazer algumas observações. Segundo Boris Kossoy, autor do livro Os tempos da fotografia , nosso olhar deve ser treinado e bastante atento ao observarmos um conteúdo fotografado para compreendê-lo melhor. Dessa forma, devemos atentar para:
1) Seus “elementos constitutivos”: Quem é o fotógrafo? De que assunto trata?
2) Quais são as suas “coordenadas de situação”, ou seja, a que espaço e tempo a foto se refere?
3) Qual o enquadramento da imagem? No enquadramento observamos como o fotógrafo recortou o objeto ou a cena. A que distância o olho da câmera foi posicionado? De que ângulo a foto foi tomada? (De cima para baixo, de baixo para cima, de lado, de frente?) Qual foi a possível intenção do fotógrafo ao optar por este ângulo?
I) Sua primeira atividade será escolher uma das fotos (cujo tema será escolhido pela professora) e fazer uma análise desta segundo as informações fornecidas acima. Esta atividade é individual e terá valor 5,0.
II) Na seqüência, como segunda atividade, em grupo, (vale5,0) vocês deverão produzir uma reportagem sobre a visita à exposição. Vamos nos lembrar de alguns detalhes sobre o texto jornalístico:
- O texto jornalístico deve ser claro, objetivo e direto;
- Deve utilizar um vocabulário intermediário que possibilite o fácil entendimento (frases e parágrafos curtos);
- A linguagem deve ser adequada ao público receptor;
- Não se deve abusar de adjetivos e advérbios; assim utilizar mais substantivos e verbos é recomendável;
- É necessário procurar o maior distanciamento possível do que se pretende declarar; portanto, cuidado com o julgamento de valores;
- Os títulos e legendas descrevem uma ação em andamento, devem ser curtos, claros e apontar o que é mais importante no texto. Usar substantivos, verbos.
Poderão fotografar (quando for permitido), entrevistar pessoas que visitaram a exposição ou passantes. Lembrem-se de que as perguntas devem ser previamente elaboradas para evitar improvisação e constrangimentos.
III) A terceira atividade é individual (vale 5,0) e será a produção de um artigo ou crônica sobre o passeio tendo como pano de fundo o caminho percorrido para chegar até a exposição. O que foi observado nas ruas e avenidas? Sobre as pessoas passantes, alguém chamou sua atenção? Na Avenida Paulista algo te despertou a curiosidade? Faça um treinamento do olhar e tente observar além do óbvio e colocar em seu texto.
Se quiser, poderá tirar uma única foto que sirva como inspiração para a produção de seu texto. Lembre-se de que um artigo é um gênero jornalístico no qual o autor interpreta e opina, pode ser escrito em primeira pessoa. A crônica também é um gênero jornalístico que, oferece reflexões sobre algum assunto específico ou sobre os pequenos fatos da vida cotidiana. A crônica sempre se prende à atualidade, mas sem excluir a nostalgia do passado. Pode ser tendenciosamente crítica, mas sem agressividade. Costuma misturar sentimentalismo e humorismo.
Bibliografia consultada:
KOSSOY, Boris – Os tempos da Fotografia – o efêmero e o perpétuo. São Paulo, Ateliê Editorial, 2007.
Revista Carta na escola – novembro de 2007.
CAVALCANTI, Joana – O jornal como proposta pedagógica. São Paulo, Paulus, 1999.
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